-
Arquitetos: FCstudio
- Área: 424 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:André Mortatti
-
Fabricantes: Arthus Mármore e Granitos, Braston, By Kamy, Casual Exteriores, Casual Móveis, Construflama, Creatto, Deca, Di Mármore, Dpot, Esquadralum, Logitec, Lumini, Líder Interiores, Maneco Quindere, Mezas, Portinari, Tapetah, Tauna, Uniflex, +1
Descrição enviada pela equipe de projeto. Como um container metálico sobre paredes em concreto aparente, essa casa estabelece dois tipos de relação com o entorno. O pavimento superior pode se fechar 100% para bloquear a incidência solar, garantir a privacidade e isolar acusticamente os ambientes íntimos. Mas, caso queiram, a fachada se abre em pontos estratégicos para a iluminação e ventilação.
O pavimento térreo, de forma oposta, se abre para o paisagismo do terreno de forma fluida. A noção de dentro e fora é enfraquecida pelas grandes aberturas de vidro e o mobiliário proposto estabelece um diálogo harmonioso entre a arquitetura e o design brasileiro das peças. Inclusive nós desenhamos algumas delas, como a mesa Brasília, mesa Ensamble, mesa Box e banco Move.
O pavimento inferior serve de apoio ao térreo e está no subsolo para não bloquear a vista para os jardins perimetrais. É uma proposta de residência urbana contemporânea para um jovem casal com duas filhas pequenas. Por isso, a funcionalidade é extrema.
Os materiais são sinceros, sem adornos. Aço, madeira e concreto são mostrados como são e o desgaste natural de cada um deles serve de testemunho muito bem-vindo dentro do conceito adotado.
Desde a rua pública, a casa Bento se mostra tímida, discreta. A chapa metálica dobrada do pavimento superior e do portão cria uma barreira visual para que, após a transposição deste, o visitante perceba que o térreo está integrado ao jardim e representa um oásis em meio à malha urbana paulistana.